WeCreativez WhatsApp Support
Nosso Restaurante está pronto para você, qual a sua dúvida?
Olá, como podemos ajudar?

Últimas postagens

Afinal, quem inventou a pizza?

A pizza, como a conhecemos hoje, certamente é uma das receitas mais conhecidas e consumidas ao redor do mundo.

Porém, se levarmos em consideração os registros e evidências de antigos povos que fabricavam e consumiam massas à base de farinha de trigo assada, com espessura quase que achatada, e em alguns casos com recheios em sua superfície, tranquilamente podemos voltar na história para épocas antigas da culinária e da humanidade.

Mas, afinal, quem inventou a pizza? É buscando a chave para desvendar esse delicioso mistério que hoje preparamos esse post para você. Confira!

Feita nas pirâmides

Os indícios mais antigos sobre possíveis inventores da pizza começam no Egito, 6 mil anos antes da era cristã.

Através dos séculos esse povo foi trazendo aperfeiçoamento à sua receita de massa para pães, como a introdução da técnica de fermentação do trigo — a levedura — permitindo que a massa crescesse naturalmente.

Dizem que nos aniversários dos faraós, eram consumidas algumas massas assadas achatadas com recheios provenientes de animais e outros alimentos disponíveis na região, como a carne seca, caneiro, tâmaras e figos.

Forjada em meio à batalha

Outra evidência remota a respeito da origem da pizza nos leva para o século 6 a.C.

Acredita-se que em meio às campanhas do rei persa Dário, os seus soldados assavam sobre a superfície de seus escudos massas semelhantes a de uma pizza, cobrindo-a com queijo.

Marcus Porcius Cato

Filho de Catão, um famoso escritor e politico de Roma em 300 a.C., Marcus Porcius Cato registrou em um de seus textos o preparo de uma massa assada sobre pedra, com cobertura de azeite, mel e ervas, mais uma evidência de que a pizza é mais antiga do que imaginamos.

O poeta da pizza

Alguns historiadores apontam uma passagem no famoso poema Eneida,  do escritor romano Virgílio, no século 1 a.C., como uma evidência clara e extremamente antiga do surgimento da pizza.

Lá, Virgílio, ao narrar a história do povo romano, descreve também em seu poema  o preparo e consumo de “placas” ou círculos de pão.

Em outro de seus poemas — Moretum — Vírgilo descreve a preparação de um pão achatado, sem fermento, assado e coberto com queijo seco, ervas, alho e azeite.

A nossa pizza

Agora, certamente a pizza da forma como a conhecemos hoje deve-se aos incríveis padeiros da Itália, mais precisamente aqueles que viviam na região de Nápoles há mais de cem anos.

É de lá que os primeiros registros da tradicional pizza em seu formato redondo, com molho de tomate e ingrediente utilizados até os dias de hoje — como a muçarela, tomate e orégano — consolidaram essa receita como sendo a verdadeira pizza.

Inclusive, lá existe até hoje a pizzaria Brandi, que, com mais de cem anos de tradição reclama a sua hegemonia como sendo a pizzaria mais antiga do mundo e responsável pela concepção do sabor marguerita.

Quem diria que uma combinação tão simples e perfeita de ingredientes há milênios resultaria hoje em um dos pratos prediletos de várias pessoas ao redor do mundo?

fonte: ocladapizza

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on delicious

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket