WeCreativez WhatsApp Support
Nosso Restaurante está pronto para você, qual a sua dúvida?
Olá, como podemos ajudar?
Peça Online

Últimas postagens

Conheça a curiosa história do risoto de açafrão

Sabe aquelas histórias que explicam como uma receita surgiu?

Principalmente quando se trata de uma delícia da culinária italiana. Você conhece, por exemplo, o episódio que teria dado origem ao tradicional risoto de açafrão?

É esta a história que compartilhamos no post desta semana do blog. Confira!

Risoto criado por acidente

O risoto é um prato típico do norte da Itália, mais precisamente na região da Lombardia. Há muitas variações do preparo, mas a receita original é o risoto de açafrão que, conforme acredita-se, surgiu por acidente.

Isso porque alguns historiadores atribuem a receita a Valério di Fiandra, artista responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão, e que era conhecido pela habilidade em misturar cores. O fato teria ocorrido em 1574, no jantar de casamento da filha.

Acredita-se que Fiandra deixou cair açafrão na panela. Reza a lenda que a atitude de Fiandra foi uma demonstração de ciúmes pela filha. O resultado dessa “fatalidade”, contudo, acabou sendo um sucesso.

Apesar da pigmentação estranha, os convidados adoraram o risoto, e o prato teve uma ótima aceitação, recebendo vários elogios. Nascia naquele momento a receita original do risoto de açafrão.

Origem do grão

A chegada do grão que deu origem ao risoto é atribuída aos Sarracenos, povo nômade pré-islâmico dos desertos da província romana da Arabia Petraea (atualmente parte de Egito, Arábia Saudita, Jordânia e Síria). Após os Sarracenos dominarem o sul da Itália, o produto tomou o rumo da região norte a partir da Sicília.

Gostou de conhecer a história por trás da origem do risoto de açafrão?

Fonte: famigliafacin

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket