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Queijo da moda

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Dia da pizza: escolha ingredientes de qualidade e aproveite essa maravilha!

Quem resiste a uma pizza no final de semana? A verdade é que, durante a quarentena, muitas pessoas passaram a testar, diariamente, novas receitas na cozinha, principalmente de preparos das chamadas comfort foods. A frequência no consumo dessas comidas que despertam sensação de bem-estar, no entanto, precisa ser equilibrada, a fim de não prejudicar o sistema imunológico e aumentar os níveis de diabetes, colesterol, hipertensão e também o peso.

Pensando nisso, nesta sexta-feira, 10, para comemorar o dia da pizza dentro de casa, a nutricionista Rosana Perim ressalta que a receita pode combinar ingredientes mais saudáveis, deixando a refeição mais leve e nutritiva. “Com escolhas corretas e sem excessos, dá para evitar a alta ingestão de gorduras saturadas e sódio, tornando a preparação mais balanceada”, comenta a nutricionista.

Confira, abaixo, as recomendações:

Coloque a mão na massa: evite as pizzas em versões congeladas e os rodízios de pizza, onde você pode come à vontade por preço fixo e, consequentemente, acaba consumindo mais calorias. “Ao trazer para si a responsabilidade de preparar sua pizza em casa, você consegue ter o controle da seleção de ingredientes e quantidade de recheio”, explica Rosana.

Massas mais finas: se você acha que a massa é a vilã, engano seu, pois é preparada com farinha, água, fermento e sal. Ao optar pela farinha integral, o preparo fica ainda mais saudável. No entanto, no caso de manter o uso da farinha branca, é fundamental investir em massas mais finas. “Outra dica é resistir à tentação da borda recheada, pois pode aumentar em média 200 calorias por fatia”, destaca.

Recheio: quanto à escolha da cobertura, existem várias combinações que vão deixar a sua pizza mais saudável e menos calórica. “As opções de pizzas saudáveis são aquelas preparadas com queijos brancos, champignon, palmito, vegetais em geral, frango e atum”.

Opções de sobremesa: não podemos esquecer as pizzas doces que viraram moda, quentinhas e saborosas, que também são comumente calóricas por causa dos recheios de chocolate, leite condensado, goiabada, doce de leite, creme de avelã. “Nesse caso, o ideal é reservar uma fatia pequena para a sobremesa para não exagerar”, alerta.

Controle o azeite: por mais saudável e saboroso, o azeite em excesso vai contribuir com o ganho de calorias. “Das massas até o azeite, o recomendado é seguir a máxima da moderação e todas as etapas de preparo e consumo. É possível comer bem sem precisar abrir mão do que se gosta”.

Da Itália para Floripa: o lugar certo para o Dia da Pizza

Em Florianópolis, pode-se degustar a verdadeira pizza italiana feita com ingredientes frescos e selecionados e, de quebra, preparada por Grace Fraschini, na Pizzeria Milano.

A Milano já se consolidou como um ponto de referência de gastronomia italiana. A proprietária Grazia Fraschini – ou Grace como é chamada pelos amigos – nasceu em Milão (Itália) e é uma estudiosa sobre produtos e técnicas para suas pizzas. Um dos segredos para o sucesso das pizzas da Milano é o preparo das massas sem fermento industrializado. “A fermentação natural é muito mais leve e de fácil digestão”, explica Grace.


Pizza di Messina: aliche, brócolis, mussarela e tomate cereja  (Foto: Arquivo/Imagem da Ilha)
 

Além disso, a proprietária busca fornecedores locais de produtos frescos e de alta qualidade, como é o caso da mozzarella. Os legumes e hortaliças são sempre frescos e preferencialmente orgânicos. Para completar, alguns insumos são importados da Itália. Ela complementa as receitas com o que considera mais importante: la passione! (a paixão). 

Por esses motivos, a Milano (@pizzeriamilanofloripa) é o lugar certo pra comemorar o Dia da Pizza!

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