Últimas postagens

Pizzeria Milano
Pizza

Homenagem ao sul

Publicado em 06/11/2019 Mais duas pizzas campeãs integram o cardápio da Milano Pizzeria e Ristorante. Isso porque Grace Fraschini, a talentosa proprietária da casa, trouxe para

Leia Mais »

É possível harmonizar vinho com comida vegetariana?

inho é uma bebida que combina com carne, queijo, massas, pizza, mas será que combina bem com uma comida vegetariana? É claro que sim! Separamos aqui algumas dicas para você conseguir harmonizar uma boa taça de vinho com um prato saboroso de comida vegetariana. Confira!

Fique atento às orientações básicas

O primeiro passo para acertar em qualquer harmonização feita com vinho é ficar atento às orientações básicas para fazer esse tipo de combinação de sabores. Para os pratos vegetarianos o cuidado não deve ser diferente:

  • Pratos com sabores e aromas fortes (como cogumelos, temperos e vegetais marcantes) vão bem com vinhos igualmente fortes;
  • Pratos suaves (salada de folhas, couscous) vão melhor com vinhos leves e refrescantes;
  • Cuidado com pratos muito apimentados, já que os vinhos podem acentuar o desconforto causado pelo sabor desse tipo de tempero;
  • Pratos feitos com ervas frescas devem ser harmonizadas com vinhos de taninos leves;
  • Não adianta insistir: vinhos não harmonizam bem com pratos com aspargos, ovos, vinagres ou molhos cítricos. Prefira outras bebidas para acompanhá-los.

Vinhos tintos leves e massas sem carne

comida vegetariana - massa

Os vinhos tintos mais leves, como o Pinot Noir e o Merlot, combinam muito bem com os pratos de massa e risoto preparados apenas com vegetais, sem carne. As pizzas vegetarianas ou veganas também casam muito bem com esse tipo de vinho.

Vinhos italianos e molho de tomate

comida vegetariana - molho de tomate

Em todas as suas receitas que levarem molho de tomate, seja na pizza, na massa ou acompanhando outros vegetais, priorize a harmonização com uvas italianas, que combinam melhor com pratos que são tão tradicionais nessa região do mundo.

Por isso, para fazer a harmonização com esses pratos, valorize os vinhos preparados com a uva Sangiovese ou com a Nero D’Avola, que são as castas mais tradicionais e valorizadas por lá.

Vinhos encorpados e legumes grelhados

comida vegetariana - legumes grelhados

Para quem vai preparar legumes grelhados para servir no almoço ou preparar receitas que tem um vegetal com ingrediente base (como uma lasanha de berinjela), vinhos mais encorpados como o Cabernet Sauvignon são uma excelente pedida, por fazerem um bom balanço com o sabor e odor mais forte dessa preparação.

Essa mesma regra de harmonização vale para os produtos feitos à base de soja, como os hambúrgueres, as carnes e o tofu.

Chardonnay e quiches

comida vegetariana - quiche

Vai preparar uma quiche rica em vegetais? Uma boa pedida para harmonizar esse elegante prato é uma taça de um bom Chardonnay, que vai acompanhar a delicadeza de seu sabor, porém sem perder a sofisticação e elegância da receita.

Espumantes brut e saladas frescas

comida vegetariana - salada

Quer servir um prato de salada com muitas folhas, tomates, pepinos e outros vegetais frescos, temperado com azeite de oliva? A melhor maneira de harmonizar esse tipo de prato vegetariano é com um bom espumante brut, que é tão refrescante quanto essa mistura delicada de vegetais!

Fonte: Pão de Açucar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on delicious

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket