Últimas postagens

queijo-da-moda-2
Receitas

Queijo da moda

Ingrediente tradicional na mesa italiana, a mussarela de búfala surgiu nas regiões da Campânia e do Lazio, ao sul do país. A origem da mussarela

Leia Mais »

Homenagem ao sul

Publicado em 06/11/2019

Mais duas pizzas campeãs integram o cardápio da Milano Pizzeria e Ristorante. Isso porque Grace Fraschini, a talentosa proprietária da casa, trouxe para Florianópolis duas premiações recebidas há pouco mais de 10 dias durante o Campeonato Mundial de Pizza Picante, que aconteceu na Calábria, Itália, país de origem de Grace.

Entre 500 concorrentes de mais de 18 países, ela venceu em duas categorias: individual, em primeiro lugar, e como nação representando o Brasil, em que ganhou a segunda colocação. Na primeira categoria, uma pizza clássica picante fez os juízes da competição se renderem à receita preparada por Grace. A pizza que recebeu o nome de “Terra do sul” representa o povo do Sul da Itália e também os imigrantes italianos residentes na região sul do Brasil, uma homenagem à origem de Grace Fraschini e também à terra que a acolheu com tanto carinho. Ingredientes simples e frescos, porém, que juntos formam uma alquimia de aromas e sabores: pão ralado, especiarias, azeitonas pretas, aliche, cebola, tomate e queijo. “É uma pizza com ingredientes simples e que há anos sustentam várias famílias italianas, mas muito rica em sabores mediterrâneos”, destaca a premiada chef pizzaiola.

A trajetória de Grace em campeonatos vem rendendo bons frutos. Ela já venceu por quatro vezes o também famoso Campeonato Mundial da Pizza, realizado anualmente em Parma (Itália). As pizzas Zuccata, à base de abóbora; Tartufina, com molho trufado e cogumelos; Brazuca, com berinjela e hortelã; e a Green Pizza, feita com legumes verdes e massa integral; – até então as celebridades do menú -, ganharam agora mais duas parceiras no hall da fama: a Terra do sul e a Pizza de Picanha, vencedora da segunda categoria, e que é preparada com picanha, mussarela, tomate seco e pimenta doce.

O segredo do sucesso

Em Florianópolis há mais de dez anos, a Pizzeria Milano já se consolidou como um ponto de referência de gastronomia italiana. A proprietária Grazia Fraschini – ou Grace como é chamada pelos amigos – nasceu em Milão (Itália) e é uma estudiosa sobre produtos e técnicas para suas pizzas. Um dos segredos para o sucesso das pizzas da Milano é o preparo das massas sem fermento industrializado. “A fermentação natural é muito mais leve e de fácil digestão”, explica Grace.

Além disso, a proprietária busca fornecedores locais de produtos frescos e de alta qualidade, como é o caso da mozzarella. Os legumes e hortaliças são sempre frescos e preferencialmente orgânicos. Para completar, alguns insumos são importados da Itália. “Esses são os segredos para ter pizzas campeãs”, comenta. Ela complementa as receitas com o que considera mais importante: la passione! (a paixão). Em relação ao ambiente do estabelecimento, recentemente ela investiu em um espaço amplo para realização de eventos e passou a oferecer almoço de segunda à sexta, com menu a preço fixo e opções de prato que mudam periodicamente.

Além da dedicação à pizzaria, ela também se envolve em projetos sociais. Dentro das ações executadas no Instituto Padre Wilson Groh, no Monte Serrat, Grace é voluntária em aulas para formação de jovens pizzaiolos. Também participou de uma iniciativa com colegas de ramo do mundo inteiro para arrecadar fundos para as vítimas do terremoto da cidade italiana de Amatrice. “Todo mundo pode cooperar. A solidariedade é o que nos torna humanos”, conclui.

Por Gabriela Morateli

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on delicious

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket