WeCreativez WhatsApp Support
Nosso Restaurante está pronto para você, qual a sua dúvida?
Olá, como podemos ajudar?
Peça Online

Últimas postagens

Pode ou não pode: Ketchup na pizza

Quando o assunto é ketchup, os ânimos entre os paulistanos sempre ficam exaltados. Principalmente se a provocação partir dos cariocas.

Para você que não está por dentro da polêmica, a gente explica: pessoas do Rio de Janeiro (e de diversos outros lugares, como Brasília) não vêm muito problema em adicionar ketchup nas pizzas.

Já para quem nasceu em São Paulo, isso é uma verdadeira ofensa, um completo absurdo. Afinal, a massa já tem a quantidade certa de molho de tomate. Adicionar ketchup pra quê? Além disso, o argumento que pode até convencer que a birra tem fundamento diz respeito a acidez do condimento.

O ato de colocá-lo na pizza faz com que ele se sobreponha aos sabores dos outros ingredientes, o que torna a pizza uma “pizza de ketchup”.

A polêmica é tão grande que a Heinz, famosa marca fabricante do produto, entrou de cabeça na história em 2018 e fez uma enquete visando acabar de uma vez por todas com essa rixa. 

Pouco mais de 200 mil pessoas que responderam à questão, 63% disseram não ver lá muitos problemas na combinação ketchup + pizza, deixando os 37% restantes bem bravos. Com base no resultado, a Heinz divulgou uma “Carta Aberta às Pizzarias”, onde pediu que o dia 8/12 fosse instituído o Dia Nacional do Ketchup na Pizza.

Benefícios do ketchup

Brincadeiras à parte, o ketchup, assim como outros condimentos,  pode fazer mais do que tornar os alimentos mais saborosos. Ketchup, molho picante e vários tipos de mostarda podem adicionar nutrição à sua refeição e benefícios à saúde. 

O ketchup contém tomates, que são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante com propriedades anticancerígenas e de combate a doenças cardiovasculares, que também confere ao vegetal sua cor vermelha.

O ketchup orgânico contém as maiores quantidades de vitaminas A, C e E. O perigo está todo no exagero.

O ketchup pode, sim, se tornar vilão caso seja consumido da maneira errada. Por isso, é preciso procurar o mais natural possível, com menos conservantes.

Os mais naturais são os que contém menos teor de corante e sódio. Nesse caso, os produtos orgânicos podem ser a solução e levam vantagem em relação aos outros tipos.

Mas, e aí? Pode ou não pode?

A regra é clara: sentiu vontade de colocar, pode colocar à vontade. Já mostramos que o ketchup não é um vilão e que, se consumido com moderação, não faz mal à saúde.

Agora, se você acha desnecessário, tudo bem. É só não colocar, combinado?

Fonte: pepperonnes

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket