WeCreativez WhatsApp Support
Nosso Restaurante está pronto para você, qual a sua dúvida?
Olá, como podemos ajudar?
Peça Online

Últimas postagens

Tipos de queijos para pizza

Que você, assim como nós, a gente já sabe. Certamente em algum momento, você já deve ter refletido a respeito dos ingredientes da nossa amada. Tipos de massa, benefícios dos ingredientes e, claro, os tipos de queijo. Bem, sem mais delongas já adiantamos: a mussarela é o melhor queijo para pizza. Afinal, é o queijo mais produzido no Brasil e no mundo, e também o preferido dos brasileiros. E adivinha quem tem uma enorme culpa nesses números? Ela, a nossa amada pizza.

Muita mussarela

A mussarela é considerada o melhor queijo para pizza por algumas razões: seu sabor delicado, sua textura suave e elástica, bem como sua ótima capacidade de fusão. A textura vem principalmente do fato de ser um queijo tipo pasta de filata (massa filada). Esses queijos são amassados durante a fabricação para fornecer uma consistência elástica que resulta naqueles fios enormes que adoramos.

Existem vários tipos diferentes de mussarela:

– Leite integral e desnatado;

– Fresco e envelhecido;

– E mussarela di bufala, o original italiano feito a partir do leite de búfalo doméstico.

Os outros tipos de queijo para pizza

Verdade seja dita, mussarela pode ser um pouco sem graça. Em geral, isso é bom porque deixa transparecer o sabor dos outros ingredientes. Porém para muitos chefs de pizza é válido misturar mussarela com outros queijos para uma experiência mais inovadora e profunda.

Acontece que os cientistas realmente fizeram um estudo sobre os melhores queijos para pizza.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Auckland testou sete queijos: mussarela, provolone, cheddar, colby, edam, emmental e gruyère.

Levou-se em consideração fatores como umidade, teor de óleo livre, e elasticidade. Os queijos com alta umidade liberam mais vapor, causando bolhas que escureciam. Os óleos, no entanto, levam a menos escurecimento porque impedem que a umidade evapore facilmente. E queijos menos elásticos douram menos porque as bolhas não se formam.

Ao fim conclui-se que a mussarela ainda é o melhor queijo de pizza por causa de todos os fatores acima.

O provolone, por exemplo, exibe propriedades elásticas-pegajosas semelhantes à mussarela, mas adiciona um pouco mais de sabor devido a um processo de envelhecimento mais longo. E, como produz mais óleo (como gruyère), leva a um topo menos dourado e a uma textura mais suave.

Já o queijo cheddar, por outro lado, resulta em menos bolhas e cores mais uniformes devido à sua “pequena elasticidade”. O mesmo vale para colby e edam.

Então, como sair do óbvio quando o assunto é queijo para pizza?

Depende do que você está procurando. Um que não é recomendado, no entanto, é o parmesão. Ele nunca deve ser adicionado à sua mistura de queijos para assar. Devido à secura deste queijo duro, ele não derrete. E seu sabor delicado é arruinado pelo calor. Sim, o queijo parmesão pertence à sua pizza – mas deve ser ralado ou barbeado como um enfeite em cima de uma pizza que acabou de ser assada.

Fonte: pepperonnes

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket